Praias de Porto Seguro

Situada a cerca de 10km da cidade, é uma enseada com mar calmo e muitos coqueiros, areia branca e grossa. Está no limite entre Santa Cruz de Cabrália e Porto Seguro. Com águas mornas, calmas e transparentes, é propícia ao banho. É das mais visitadas, inclusive por escunas e outras embarcações que levam turistas à Coroa Vermelha. Daqui também partem passeios de ultra leve.

Para quem quer descansar o corpo e a mente de músicas e danças baianas, as praias da Coroa Vermelha e Mutá são as mais indicadas pela tranqüilidade que as caracteriza. Coroa Vermelha fica em Cabrália (14 km de Porto) e apresenta uma enseada de águas calmas e clarinhas. Cenário da primeira missa rezada no Brasil, onde concentra-se lojinhas de artesanatos da tribo Pataxó.

Uma das praias mais movimentadas e agitadas. À 7km do centro, é muito procurada por ter muitas barracas para se passar o dia à beira da praia. A maioria das barracas tem infra-estrutura, com restaurantes, músicas ao vivo, cadeiras de praia, chuveiros, e outras mordomias. Aqui ocorrem as mega festas nas barracas. A areia é branca com coqueiros em toda orla. Águas límpidas e calmas. Passeios de helicóptero partem dessa praia.

A oferta de lanchas para passeio, bananas-boat e aluguel de caiaques na alta temporada não são capazes de tirar o sossego dos freqüentadores da praia de Ponta Grande, principalmente na maré baixa, quando são formadas piscinas naturais. Quase deserta – exceto no verão - fica a 9,5 quilômetros do Centro da cidade.

Praia central de Arraial D´Ajuda, é a mais próxima da vila, em forma de lua, cerca de 600 m do centro. Das mais frequentadas, com vários quiosques e cabanas de praia com ondas fracas devido à longa formação de arrecifes à sua frente. Lá também fica o Paradise Water Park, um parque aquático com piscinas com ondas artificiais. Uma trilha ecológica pode ser feita na mata do Mucugê e é possível alugar cavalos e caiaques.

Situada no próprio povoado. É uma enseada, com parte da praia voltada para o rio e outra para o mar. Águas tranquilas na foz do rio, protegidas por mais de 1km de recifes, propiciam a prática de esportes náuticos. Próxima ao recife Boqueirão, onde se pratica a pesca com molinete ou rede, em alto mar. Águas mornas, verdes, calmas e profundas. Prudência no banho!