Pontos Turísticos de Porto Seguro

Cidade histórica declarada Monumento Nacional em 1973. O Centro Histórico, conhecido como Cidade Alta, é um lugar de parada obrigatória para seus visitantes. Foi um dos núcleos mais importantes na colonização do país e destacamos belos monumentos e edifícios, muitos deles recuperados na comemoração dos 500 anos de descobrimento do Brasil, como a Igreja Matriz de N. Sra da Pena e a Casa de Câmara e Cadeia.

Localizada na Cidade Alta, Centro Histórico da cidade, na Praça Pero Campo de Tourinho. Foi construída no século XVIII, sobre os restos de uma antiga igreja do século XVI, uma das igrejas mais antigas do país. Atualmente no seu interior, está a imagem de São Francisco de Assis do século XVI e o púlpito de madeira que está conservado desde sua origem.

A Casa de Câmara e Cadeia, atual Paço Municipal, é um dos principais edifícios históricos do município de Porto Seguro, situado em um edifício de planta retangular e telhado de quatro águas, situado na Praça Pero Campos Tourinho, ao lado da Igreja matriz Nossa Senhora da Pena. Atualmente é sede do IPHAN, Instituto do Patrimônio Nacional, e abriga o Museu Histórico da Cidade, conhecido também como Museu do Descobrimento.

Proporciona reencontro com momentos históricos do descobrimento, pelos 500 anos da história da construção de Portugal e do Brasil. O visitante é depois convidado a conhecer a biodiversidade e a riqueza ambietal existente no Brasil, bem como as indumentárias por si usados e a temática da imigração ao longo dos séculos.

Aberto à visitação, a Reserva da Jaqueira oferece uma oportunidade rara para o exercício prático da educação ambiental, e permite total integração com a comunidade Pataxó. As visitas são feitas em pequenos grupos e acompanhadas por guias e instrutores que explicam as características da região e do povo que a habita. O visitante tem a oportunidade de conviver com os índios e conhecer seus costumes.

O distrito de Trancoso nasceu em 1586, em 1759 foi elevado a vila e é originário de uma antiga aldeia jesuítica - São João Batista dos Índios. A igreja e as casinhas foram transformadas em lojas, bares, restaurantes e pousadas. Árvores centenárias, como jaqueiras, mangueiras, etc., emolduram Trancoso. Do Rio da Barra à praia dos Coqueiros são vários quilômetros de praias transparentes, entrecortadas por rios e mangues.

Um dos mais charmosos destinos que compõem a paisagem de Porto Seguro. O modo de chegar ao local, mais rústico, é pela travessia de balsas no Rio Buranhém, onde, belas paisagens como os entrelaces dos manguezais, arrecifes e o encontro do rio com o mar, podem ser avistadas. Rico em belezas naturais, tem 20 kms de praias de águas mornas e transparentes, entrelaçadas de rios e de coqueirais e falésias. Praias calmas e desertas.